Segunda - Sexta: 8:00 - 18:00 11 2548-2169/ 11 95588-5567(Atendimento 24 horas)

ACIDENTES COM ELEVADORES: MANUTENÇÃO É SUFICIENTE PARA REDUZÍ-LOS?

ACIDENTES COM ELEVADORES: MANUTENÇÃO É SUFICIENTE PARA REDUZÍ-LOS?

Apesar de ser considerado o meio de transporte mais seguro que existe, de vez em quando, somos surpreendidos por notícias que mostram acidentes com elevadores.  O registro dessas ocorrências é realizado pelo corpo de bombeiros local. Esses dados apontam que a falta de manutenção nos elevadores é a principal causa dos acidentes.

Dados do Corpo de Bombeiros de Goiás (2016) mostram que, naquele ano, os profissionais registraram 345 acidentes com elevadores. Na maioria das vezes, foram ocorrências simples, causadas pela queda de energia.

Para ajudá-lo a entender como a manutenção dos elevadores é fundamental para evitar lesões aos usuários, recomendamos a leitura deste artigo.

A MANUTENÇÃO REDUZ OS RISCOS DE ACIDENTES COM ELEVADORES

Um elevador é equipado com diversos dispositivos de segurança. Existem equipamentos que reduzem a sua velocidade, em caso de aumento abrupto. Já os cabos de segurança são construídos para suportarem muito mais do que o peso que a cabine transportará.

Todas essas ferramentas de segurança dependem da manutenção periódica para funcionarem. É esse cuidado que garantirá que o elevador opere de forma segura.

O USUÁRIO TAMBÉM PRECISA PREVENIR OS ACIDENTES

Além da manutenção nos elevadores, as pessoas que o utilizam precisam seguir as orientações básicas de uso. Uma delas é a que estabelece o limite máximo de passageiros.

O excesso de peso foi o motivo de um acidente em um elevador de Porto Alegre, no ano de 2014. De acordo com uma reportagem, o veículo transportava nove pessoas adultas, sendo que sua capacidade era de seis passageiros adultos. Nesse caso, as vítimas sofreram apenas ferimentos leves.

Outra orientação comum é a de que as pessoas verifiquem se o elevador está parado no andar, antes de entrar nele. Apesar de ser uma recomendação simples, existem pessoas que se esquecem dela.

No começo deste ano, um homem faleceu ao cair do sétimo andar de um edifício, na cidade de Santos. Uma tempestade tomava conta da cidade, causando quedas de energia elétrica. A porta do elevador se abriu, mais a cabine ainda não estava no local.

MANUTENÇÃO PERIÓDICA E USO RESPONSÁVEL SÃO FUNDAMENTAIS

Como vimos, ainda que os fabricantes de elevadores tenham se dedicado para construir máquinas cada vez mais seguras, o que determinará a segurança desses equipamentos é a sensatez dos seus responsáveis em realizar as manutenções necessárias e o bom senso dos passageiros em respeitar as orientações de uso.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook para não perder nosso próximo post!



chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Surmonter www.surmonter.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×