Segunda - Sexta: 8:00 - 18:00 11 2548-2169/ 11 95588-5567(Atendimento 24 horas)

CONHEÇA 5 CURIOSIDADES SOBRE ELEVADORES

CONHEÇA 5 CURIOSIDADES SOBRE ELEVADORES

Os elevadores são máquinas antigas, eles vêm sendo muito utilizados a mais de um século. Para a segurança dos utilizadores, as máquinas sofrem manutenções e modernizações constantes. Com isto, claramente ao longo dos anos os elevadores foram se transformando até virarem o que conhecemos hoje, embora o sistema em si seja como o de antigamente. Existem coisas sobre eles que são divertidas de conhecer, confira 5 curiosidades sobre elevadores:

1 – A INVENÇÃO

Sabe-se que por volta de 1500 a.c., os Egípcios já utilizavam métodos de elevação para retirar água do Nilo. Na Roma antiga, o arquiteto Vitruvirus já desenvolvia plataforma suspensa para transportar objetos pesados e até pessoas. Acreditasse que a plataforma era utilizada na construção de casas de elite e eram operadas por escravos.

Apesar destes protótipos, o primeiro elevador conhecido, foi instalado nos aposentos do rei Luis XV no Palácio de Versalhes em 1743. O mesmo foi criado para levar o rei até os aposentos de sua amante, que ficava no andar debaixo.

2 – A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Com a chegada da revolução, os elevadores começaram a desempenhar suas atividades por meio de um motor a vapor, ele era inserido no teto enquanto enrolava e desenrolava um cabo em volta de um cilindro. Porém, ainda assim, os elevadores eram evitados pela maioria das pessoas pois causava medo pelo balanço que faziam.

3 – SURGIMENTO DO SISTEMA DE SEGURANÇA

Hoje, Elisha Otis é considerado o inventor dos elevadores, ele foi o responsável pela criação da técnica de segurança dessas máquinas, e até hoje ela permanece a mesma. Em 1854, o americano criou um trilho para a passagem do cabo, resolvendo o problema de oscilação e neste mesmo trilho, foi aplicado um sistema de “garras” que tinha como finalidade travar o elevador caso o cabo arrebentasse. Mas foi em 1880, na Alemanha, que Werner Von Siemens inventou o elevador elétrico, sendo esse o sistema utilizado atualmente.

4 – EQUIPAMENTO SEGURO

Ainda nos dias de hoje, existem pessoas que tem medo de utilizar os elevadores, porém são equipamentos 20 vezes mais seguros que as escadas rolantes. Tanto é que existem muito mais elevadores do que escadas.

5 – ELEVADORES INCRÍVEIS!

Existem elevadores que alcançam altitudes exorbitantes vale a pena conhecer as maravilhas que a engenharia pode fazer hoje em dia! Como o Empire State Building, o icônico arranha-céu norte-americano possui 102 andares. Também existem elevadores super diferenciados como Elevador Bailong, que se encontra em Hunan, China. O mesmo é embutido dentro de um penhasco, o elevador atinge a altura de 330 metros. Pesquise mais sobre, descubra novas possibilidades de ver o mundo!



chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Surmonter www.surmonter.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×