Segunda - Sexta: 8:00 - 18:00 11 2548-2169/ 11 95588-5567(Atendimento 24 horas)

COMO SURGIU O ELEVADOR?

COMO SURGIU O ELEVADOR?

Assim como diversas outras coisas criadas pelo o homem, o elevador também tem uma origem simples. Inicialmente, era uma plataforma puxada pela força de animais e homens. Sabe-se que os egípcios já utilizavam métodos elevatórios para tirar água do Nilo em 1500 a.C.

 

O arquiteto romano Vitruvirus descrevia um princípio de utilização de uma plataforma suspensa para transportar materiais pesados e pessoas dentro de uma cabine vertical. Sua forma de funcionamento residia no uso de um contrapeso que descia e subia passando por uma roldana. O movimento de subida e descida era controlado por homens que manobravam uma manivela situada do lado de fora da plataforma.

 

Alguns historiadores acreditam que esse tipo de elevadores possam ter sido utilizados em casas de elite romanas, sendo operados por escravos.

 

O primeiro elevador conhecido foi o que o rei Luis XV mandou instalar no Palácio de Versalhes em 1743. Ele foi construído a fim de conectar os seus aposentos aos de sua amante, Madame Châteauroux, que ficava no andar debaixo.

 

Com a chegada da revolução industrial, um motor a vapor foi uma opção para mover o elevador; ele era montado no teto enquanto enrolava e desenrolava um cabo em volta de um cilindro. Ainda assim, os elevadores continuavam sendo evitados pelas pessoas que os consideravam perigosos por conta do balanço; havia medo que os cabos de sustentação se partissem.

 

Foi com o americano Elisha Graves Otis, em 1854, que o primeiro sistema de segurança surgiu. Ele criou um trilho para a passagem do cabo, resolvendo o problema de oscilação; nesse mesmo trilho, foi aplicado um sistema de “garras” que tinha como finalidade travar o elevador caso o cabo arrebentasse. Essa inovação permitiu que as pessoas passassem a utilizar o elevador com segurança. Em 1857, Elisha Otis foi convidado a inaugurar o primeiro elevador de passageiros em um edifício de cinco andares.

 

Atualmente, Elisha Otis é conhecido como o inventor do elevador, pois graças as suas invenções que todos nós podemos ser transportados dentro de arranha-céus altíssimos de forma segura.

 

Mas a evolução dos elevadores não parou por ai. Com William Armstrong, em 1846, o guindaste hidráulico alimentado foi inventado, abrindo assim o caminho aos elevadores hidráulicos, substituindo a alimentação a vapor.

 

Em 1880, na Alemanha, Werner Von Siemens inventou o elevador elétrico, sendo esse o sistema utilizado atualmente.



chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Surmonter www.surmonter.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×